UNIDADE 2 / SEÇÃO 2
Objetivos:
- Apropriar-se do gênero textual da Literatura de Cordel, comparando-o com outras linguagens.
- Produzir textos orais e escritos coesos e coerentes, dentro do gênero proposto.
- Expressar-se por meio do desenho utilizando como ponto de referência as literaturas de cordel.
- Conhecer a técnica de "xilogravura" das literaturas de cordel.
- Compreender que o texto literário caracteriza-se pela possibilidade de usar qualquer dialeto e qualquer registro, em função das intenções do autor.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciamos a aula com o curta-metragem "O Lobisomem e o Coronel" baseado na Literatura de Cordel.
A animação "O Lobisomem e o Coronel", nos apresenta um resgate da oralidade nordestina, deixando claro o quão variada é a cultura brasileira. As obras da literatura de cordel, presentes na tradição do Nordeste do país desde o final do século XIX, são produzidas pelo povo, com preocupação artística de comunicar a realidade com alegria e singeleza, tem com grande difusão popular enquanto arte folclórica. Nessa manifestação o povo canta os costumes, as denúncias, as crenças, os personagens reais e imaginários de seu cotidiano.
No trabalho com os alunos do Ensino Fundamental se torna uma importante ferramenta, já que esse gênero tem em sua essência a aproximação com a realidade e interesse de quem o escreve e também pelo seu caráter popular. Em sua escrita, não está em jogo, o uso correto e formal das palavras e sim o quanto o autor conhece sobre o assunto e como brinca com as rimas e frases. Por sua forma de ilustração, a "xilogravura", os desenhos tornam-se simplificados, demonstrando seu valor muito mais pela expressividade de seus traços.
O filme pode se tornar o disparador de uma atividade da qual o professor irá proporcionar aos seus alunos a vivência de uma prática literária e artística, valorizando seus conhecimentos anteriores, contribuindo com sua auto-estima e ampliando seu repertório textual e cultural.
DEBATE SOBRE OS SEGUINTES TÓPICOS:
- Como a história é contada neste filme?
- De que região do Brasil vem este tipo de história?
- Por que na animação os personagens aparecem chapados (como se fossem de Papel)?
APRESENTAÇÃO AOS CURSISTAS DO ROTEIRO DO FILME DISPONÍVEL NO SITE "PORTACURTAS"
- Pesquisa na Internet de outros textos de cordel, observando: estrutura dos textos, os temas abordados, a linguagem, a ilustração.
ATIVIDADE
- Criação de um texto de cordel, baseado em reportagens e notícias atuais:
FOTOS DA ATIVIDADE:
Rosane e Rosângela trabalharam com a reportagem"Paixão afeta cérebro como droga que vicia, diz estudo".
Apaixonar-se tem um efeito semelhante ao provocado por drogas que viciam, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida.
Após a dança da pizza e saraivada de críticas, ângela Guadagnin (PT) pediu desculpas: "Não quis Tripudiar".
Uma proibição incomum para os moradores de Biritiba-Mirim, no interior de São Paulo. É que o prefeito fez um projeto proibindo as pessoas de morrer, de qualquer coisa. E quem desrespeitar a lei, será punido. O projeto de lei é claro: fica proibido morrer em Biritiba-Mirim. Os munícipes deverão cuidar da saúde para não falecer.(Jornal Hoje - Rede Globo - 08/12/2005).
TRABALHANDO COM O TP1
Trabalhamos com a unidade 2- seção 2 e 3 do TP1.
Divididos em duplas, os cursistas apresentaram os textos literários e suas peculiaridades.