Data: 09/07/2009
TEMA: O texto como centro das experiências no ensino da Língua
OBJETIVOS:
• Conceituar textos;
• Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
• Reconhecer os pactos de leitura dos textos, através dos seus interlocutores, com os seus reais objetivos.
CONTEÚDOS:
TP 1 – UNIDADE 3
• SEÇÃO 1 – AFINAL O QUE É TEXTO?
- Discussão sobre o que é texto.
• SEÇÃO 2 – POR QUE TRABALHAR COM TEXTOS?
- Apresentação sucinta da linha de estudos que gerou uma nova atitude com relação à necessidade de se trabalhar com textos.
• SEÇÃO 3 – OS PACTOS DE LEITURA
- Identificação dos interlocutores do texto com os seus reais objetivos.
DESENVOLVIMENTO:
a) Apresentação do vídeo “Um Salto para o Futuro” sobre “A Narrativa Fabulística e a Intertextualidade Presentes nos Textos”;
b) Debate sobre as seguintes questões:
• O que é fábula?
• Por que trabalhar com fábulas?
• Como trabalhar com fábulas?
• De que forma a intertextualidade está presente nas fábulas?
c) Os cursistas divididos em grupos farão a leitura das três seções do TP 1 – unidades 3 e 4 para posterior apresentação de um resumo para o grande grupo.