- O QUE ENSINAR? - COMO ENSINAR? - POR QUE ENSINAR?
INTRODUÇÃO
Inicialmente (PARTE I), apresento uma proposta de seleção e progressão de conteúdos de Língua Portuguesa, de modo a responder à pergunta “O QUE ENSINAR?”
Posteriormente (PARTE II), demonstro os passos sucessivos de um trabalho focalizando um tópico da proposta inicial, de modo a responder à pergunta “COMO ENSINAR?”
Por último (PARTE III), proponho uma reflexão sobre a proposta apresentada, de modo a responder à pergunta “POR QUE ENSINAR?”
PARTE I
LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O QUE ENSINAR?
De modo geral, a resposta à pergunta “O QUE ENSINAR?” é GRAMÁTICA, sendo entendida como:
- Substantivo, verbo, adjetivo...
- Plural, feminino...
- Ditongo, dígrafo...
- Acentuação, emprego de letras...
- Sujeito, predicado...
- Coletivos...
Vamos propor, no entanto, uma outra resposta para esta pergunta:
TEXTO
A seguir apresento uma sugestão para o trabalho com textos no Ensino Fundamental:
TEXTO INFORMATIVO INTERPESSOAL
Cartão (1ª/2ª) séries
Aviso (1ª/2ª)
Bilhete (1ª/2ª) Comunicado (1ª/2ª)
Convite “
ParticipaçãoSocial (3ª)
Anúncio de emprego
Requerimento
Ofício
Carta pessoal (3ª/4ª)
Carta-Emprego “
Carta-Comercial “
Relatório (4ª)
Ata
Telegrama (4ª)
Entrevista
TEXTO INFORMATIVO INSTRUCIONAL
Relato de operações vivenciadas no cotidiano (1ª,2ª,3ª)
Receita (4ª)
Bula
Orientação para jogos
(3ª/4ª)
Folheto de instruções
Manual Técnico
TEXTO INFORMATIVO CIENTÍFICO
Relato de pesquisas (4ª)
-Textos sobre as diversas áreas do conhecimento:
-História
-Geografia
-Matemática
-Ciências etc.
TEXTO INFORMATIVO MASSIVO
Manchete (1ª)
Notícia
Reportagem
Comentário
Cartaz (1ª/2ª)
Placa (1ª/2ª)
Outdoor (2ª,3ª,4ª)
Volante (4ª)
TEXTOS PERSUASIVOS
A) AUTORITÁRIOS
--Regulamentos de clubes da escola (3ª,4ª);
--Regimento da escola(4ª)
--Estatuto do Grêmio Estudantil:
-Direitos da Criança(4ª)
-Direitos humanos
-Direitos do Menor que trabalha:
-Direitos do Trabalhador;
-Direitos da Família;
-Contrato;
-Constituição Brasileira
-Texto religioso;
-Edital.
B) DE INDUÇÃO
-Publicidade comercial
(1ª a 4ª)
-Publicidade Institucional (4ª)
-Publicidade Oficial
-Ocultismo
C) POLÊMICOS
-Debate;
-Defesa de tese;
-Exposição de Motivos:
-Opinião (3ª/4ª)
-Comentário crítico
-Texto político
-Editorial
D) REIVINDICATÓRIOS
-Panfleto Estudantil;
-Panfleto Sindical;
-Manifesto;
-Carta Aberta.
TEXTOS LÚDICOS
A) FOLCLÓRICOS
-Fábula (1ª /2ª)
-Lenda e Mito (3ª/4ª)
-Jogo de Linguagem (brinco, trava-língua) parlenda, adivinhação
(1ª/2ª/3ª)
B) HUMORÍSTICOS
-Anedota
-Charge
-Tira (1ª/4ª)
-Quadrinhos (1ª/4ª)
C) LITERÁRIOS
-Poema
-História Infanto-juvenil
(1ª/4ª)
-Crônica
-Conto
-Novela
-Romance
COMO VOCÊ OBSERVOU A PROPOSTA É:
-Que o texto seja o centro do trabalho de Língua Portuguesa nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental;
“O trabalho deve se resumir a texto? E a GRAMÁTICA onde fica?
* PRESTE ATENÇÃO:
- Ensinar TEXTO significa ensinar a ler, a produzir e a reconstituir texto;
- Ensinar TEXTO não significa não ensinar gramática: significa, sim, eliminar a gramática classificatória e, em troca, dar um lugar especial a duas outras gramáticas:
A) A gramática que se constitui das regras, das características, das marcas da linguagem de cada tipo de texto;
B) A gramática que se constitui dos problemas linguísticos que aparecem na produção de texto do aluno.
Em resumo: eis O QUE estamos propondo que você ensine:
- A ler textos diversos, examinando o conteúdo e as características da linguagem (gramática) própria de cada tipo;
- A produzir textos;
- A resolver problemas linguísticos identificados (gramática);
- A reconstruir textos produzidos.
PARTE II
LÍNGUA PORTUGUESA
“COMO ENSINAR?”
A SEGUIR, PROPOMOS UM ROTEIRO DE TRABALHO, DIRIGIDO PARA AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVOS/ETAPAS
1) LEITURA DA REALIDADE SOCIAL.
2) LEITURA DO TEXTO.
3) PRODUÇÃO DE TEXTO.
4) AVALIAÇÃO DO TEXTO PRODUZIDO: IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS LINGUÍSTICOS
5) REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PARA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS.
6) RECONSTRUÇÃO DO TEXTO PRODUZIDO.
7) RELEITURA DA REALIDADE SOCIAL.
- ROTEIRO PARA UMA ANÁLISE TEXTUAL
GÊNERO: TEXTO PUBLICITÁRIO
1ª ETAPA
1) LEITURA DA REALIDADE SOCIAL
É o questionamento sobre o contexto em que o o aluno está inserido , o que sabe, ou como se posiciona em relação ao tema do texto; esta etapa pode ser usada como motivação para a leitura.
Obs: os alunos ainda NÃO tem contato com o texto.
DEBATE SOBRE OS SEGUINTES TÓPICOS:
Como VOCÊ utiliza o telefone?
Que tipo de serviços são prestados através da utilização do telefone?
Você já ouviu histórias, piadas, etc. pelo telefone? Quanto tempo durou a ligação? Qual o valor?
Quem paga a conta na sua casa? Qual o custo?
Como podemos utilizar o telefone?
- APRESENTAÇÃO DO TEXTO
Ler o texto;
Observação das imagens:figuras, letras em destaque, números, etc:
* Como é apresentado o texto? O que chama mais a atenção?
*Qual a relação entre a imagem, as frases e as palavras em destaque?
Disque o quê? Para quê?
“Alô Pessoal!” A quem se refere a palavra “pessoal” no texto?
- Em que outros contextos podemos utilizar esta palavra?
& com o mesmo significado:
- “Vamos , pessoal!”
& com o significado diferente:
“Este assunto é muito Pessoal.
Quem é o enunciador (produtor), e o receptor (leitor) do texto?
Quais os objetivos do enunciador do texto?
Qual o lugar de origem do texto produzido?
O que está funcionando lá?
Como a “historinha” é caracterizada no texto?
Ligando para o número “200.20.21” o que acontece?
“Ligue agora” – “Disque 200” – Nessas expressões, que palavras parecem estar ordenando algo?
que frases, palavras etc...o enunciador do texto utiliza para convencer ou induzir o receptor?
RESPOSTA: “A Mônica vai adorar!”
Essa frase é verdadeira? Por quê?
Em que parte do texto o enunciador faz uma advertência ao receptor?
Como podemos classificar este tipo de texto?
Qual o objetivo deste tipo de texto?
Observação de outras propagandas e análise das relações entre as mesmas:
- estrutura
- linguagem
- enunciador
- receptor
- objetivo do texto
3ª ETAPA
INTERPRETAÇÃO ESCRITA DO TEXTO -
É o momento em que o professor desenvolve atividades para trabalhar a compreensão explorada oralmente e também cria atividades para trabalhar o vocabulário.
Ex: o estudo das palavras “debilitado”, “automaticamente”, “interurbanas” em diversos contextos.
4ª ETAPA
PRODUÇÃO TEXTUAL – É o momento em que o aluno vai colocar em prática o que aprendeu: competências e habilidades adquiridas para produzir um texto da mesma natureza trabalhada.
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
Redigir uma propaganda considerando a seguinte situação comunicativa:
Enunciador e produtor: VOCÊ
Tema: venda de uma revista de história em quadrinhos;
Receptor: público infantil
Intenção: convencer o público leitor de que a sua revista é a melhor e deve ser adquirida.
5ª ETAPA
RELEITURA DA REALIDADE SOCIAL -
É o momento da reflexão e conclusão dos conhecimentos adquiridos durante o processo. Poderá ser feito através de um debate, seminário, relatório etc.
- Ex: Debate sobre os seguintes tópicos:
Quais são as características de uma propaganda;
Repercussão dessas características no leitor;
Cuidados especiais na leitura da propaganda para que tenhamos o reconhecimento da intencionalidade dos enunciadores em relação aos leitores;
Perceber até que ponto é verdadeiro o que está sendo anunciado.
6ª ETAPA
TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL –
É a ação do indivíduo no seu meio a partir dos conhecimentos adquiridos durante o processo.
Ex: O que podemos fazer para que não nos deixemos enganar tão facilmente pela propaganda?
ATIVIDADE:
- Crie um roteiro para o texto abaixo, utilizando os sete momentos da PROPOSTA DE TRABALHO apresentada acima.
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