sexta-feira, 3 de julho de 2009

TEXTO LITERÁRIO: O CORDEL

UNIDADE 2 / SEÇÃO 2


O TEXTO LITERÁRIO


Objetivos:

  • Apropriar-se do gênero textual da Literatura de Cordel, comparando-o com outras linguagens.

  • Produzir textos orais e escritos coesos e coerentes, dentro do gênero proposto.


  • Expressar-se por meio do desenho utilizando como ponto de referência as literaturas de cordel.


  • Conhecer a técnica de "xilogravura" das literaturas de cordel.


  • Compreender que o texto literário caracteriza-se pela possibilidade de usar qualquer dialeto e qualquer registro, em função das intenções do autor.

DESENVOLVIMENTO:


Iniciamos a aula com o curta-metragem "O Lobisomem e o Coronel" baseado na Literatura de Cordel.


A animação "O Lobisomem e o Coronel", nos apresenta um resgate da oralidade nordestina, deixando claro o quão variada é a cultura brasileira. As obras da literatura de cordel, presentes na tradição do Nordeste do país desde o final do século XIX, são produzidas pelo povo, com preocupação artística de comunicar a realidade com alegria e singeleza, tem com grande difusão popular enquanto arte folclórica. Nessa manifestação o povo canta os costumes, as denúncias, as crenças, os personagens reais e imaginários de seu cotidiano.


No trabalho com os alunos do Ensino Fundamental se torna uma importante ferramenta, já que esse gênero tem em sua essência a aproximação com a realidade e interesse de quem o escreve e também pelo seu caráter popular. Em sua escrita, não está em jogo, o uso correto e formal das palavras e sim o quanto o autor conhece sobre o assunto e como brinca com as rimas e frases. Por sua forma de ilustração, a "xilogravura", os desenhos tornam-se simplificados, demonstrando seu valor muito mais pela expressividade de seus traços.


O filme pode se tornar o disparador de uma atividade da qual o professor irá proporcionar aos seus alunos a vivência de uma prática literária e artística, valorizando seus conhecimentos anteriores, contribuindo com sua auto-estima e ampliando seu repertório textual e cultural.


DEBATE SOBRE OS SEGUINTES TÓPICOS:


  • Como a história é contada neste filme?


  • De que região do Brasil vem este tipo de história?


  • Por que na animação os personagens aparecem chapados (como se fossem de Papel)?



APRESENTAÇÃO AOS CURSISTAS DO ROTEIRO DO FILME DISPONÍVEL NO SITE "PORTACURTAS"



  • Pesquisa na Internet de outros textos de cordel, observando: estrutura dos textos, os temas abordados, a linguagem, a ilustração.


ATIVIDADE


  • Criação de um texto de cordel, baseado em reportagens e notícias atuais:


FOTOS DA ATIVIDADE:

Rosane e Rosângela trabalharam com a reportagem"Paixão afeta cérebro como droga que vicia, diz estudo".

Apaixonar-se tem um efeito semelhante ao provocado por drogas que viciam, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida.


Catiana e Denise trabalharam com a reportagem "Deboche e arrependimento".

Após a dança da pizza e saraivada de críticas, ângela Guadagnin (PT) pediu desculpas: "Não quis Tripudiar".





Adélia e Maria Antonieta trabalharam com a reportagem "É proibido Morrer".

Uma proibição incomum para os moradores de Biritiba-Mirim, no interior de São Paulo. É que o prefeito fez um projeto proibindo as pessoas de morrer, de qualquer coisa. E quem desrespeitar a lei, será punido. O projeto de lei é claro: fica proibido morrer em Biritiba-Mirim. Os munícipes deverão cuidar da saúde para não falecer.(Jornal Hoje - Rede Globo - 08/12/2005).








TRABALHANDO COM O TP1

Trabalhamos com a unidade 2- seção 2 e 3 do TP1.
Divididos em duplas, os cursistas apresentaram os textos literários e suas peculiaridades.