terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A mídia rádio como ferramenta potencializadora das habilidades e competências da leitura e da escrita na escola

A mídia rádio como ferramenta potencializadora das habilidades e  competências da leitura e da escrita na escola

1.        Luza Mai Marques Seckler
                                                                                                                                     luza_mai@hotmail.com.br

           O rádio como estimulante recurso no processo de aprendizagem, capaz de potencializar situações que promovam e estimulem a comunicação e a construção do conhecimento em sala de aula, através da implantação de uma rádio escolar em todas as escolas do município de Charqueadas. 

         Palavras-chave: rádio, escola, leitura, escrita
           

        Este artigo é fruto das ações que vem sendo desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental de Charqueadas, através do "Projeto Radioeduca", de autoria da professora Luza Mai Marques Seckler, supervisora da SMED. O projeto visa a implantação de uma rádio nas escolas da rede municipal de ensino, como uma nova ferramenta para auxiliar no processo ensino-aprendizagem. O projeto vem sendo gradativamente incorporado ao cotidiano escolar, a partir de orientação e oficinas de capacitação ministradas pela professora Luza Mai com o corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino.

         O uso da mídia rádio como ferramenta educativa no contexto escolar vai ao encontro do Projeto Político Pedagógico do município que é "Por uma Educação Transpessoal", que visa um currículo que atenda às necessidades da pessoa, da cultura e da sociedade de nosso tempo - necessidades econômicas, políticas, sociais, emocionais, éticas, ecológicas e espirituais. Esta proposta preocupa-se com a formação integral do ser humano, afirmando que para a sua realização plena é necessário levar , profundamente, em consideração os aspectos emocionais, psíquicos e espirituais do ser. Fundamentando-se também, no pressuposto de que para que haja uma aprendizagem significativa do indivíduo é necessário que ele esteja bem, emocionalmente, psiquicamente e espiritualmente religado com o todo e em harmonia com tudo o que o cerca.

       Segundo McLeish (2001, p. 20) , o rádio desvia a pessoa de seus problemas e ansiedades, proporcionando relaxamento e lazer. Reduz os sentimentos de solidão, criando uma sensação de companhia, ampliando “experiência” pessoal, estimulando o interesse por assuntos, eventos e pessoas antes desconhecidos. Promove a criatividade e pode apontar na direção de novas atividades pessoais. Satisfaz as necessidades de educação formal e informal; capacita os indivíduos a exercitar o ato da escolha, tomar decisões e agir como cidadãos, em especial numa democracia, graças à disseminação de notícias e informações imparciais.

       Trabalhar com projetos educacionais que envolvam a mídia rádio é potencializar as habilidades e competências da leitura e da escrita na escola, como podemos observar nos tópicos abaixo: 

· O aluno ao escrever a “pauta do programa”, pode melhorar a linguagem escrita quando produz o roteiro de uma “radionovela’, ou “redige uma notícia”; 

· Ao ler as notícias ou representar papéis de outras personalidades, o aluno pode desenvolver a expressão oral e a leitura, como também, ir perdendo a timidez, utilizando a expressividade da própria voz;

· O rádio pode ser utilizado como um recurso alternativo na “contação de histórias”, buscando estimular a atenção e o interesse pela leitura;

· Ao criar um “Programa de Entrevistas”, o aluno poderá refletir sobre a língua e seus diferentes usos. Comparar a linguagem das crianças com a dos jovens e a dos adultos, compreenderá o modo particular com que cada geração percebe, sente e articula suas experiências de vida e seus valores;

· A criação de um espaço na rádio para denunciar, expressar e comunicar a realidade, a necessidade de transformações sociais, desenvolverá no aluno a vontade de uma participação mais efetiva no seu meio;

· A divulgação de manifestações artísticas no ambiente escolar, na comunidade, bem como a apresentação de produções de músicas, poesias, contos de artistas e autores locais, farão com que os alunos valorizem um pouco mais a “arte” que está presente na sua comunidade;

· Os alunos poderão pesquisar sobre as categorias de rádios existentes, como: educativa, pública, livre, pirata, comunitária, restrita, comercial e virtual, e escolher uma delas para montar uma apresentação utilizando vários recursos de “multimídia” envolvendo imagem, som, vídeo e texto;

· Outro recurso que pode ser interessante, motivador e que envolve muita habilidade e inventividade é a criação do seu próprio programa de rádio.

       Existem inúmeras vantagens de se usar essa mídia no processo educativo, mas não vamos enumerá-los agora. Faremos, então, um breve relato do andamento do projeto Radioeduca no município.

      O município conta com dez escolas de ensino fundamental, mas apenas cinco destas, viveram ou vivem esta experiência no contexto escolar, após a apresentação do projeto. Isto ocorre devido ao pouco conhecimento e entendimento dos professores, dos alunos e de toda a comunidade escolar sobre as inúmeras vantagens e os benefícios que a utilização desse recurso pode trazer no processo ensinoaprendizagem. Nesse sentido a SMED tem feito, desde 2012, oficinas de capacitação para professores e alunos das escolas municipais, que incluem a produção e edição de programas radiofônicos.

        Quando falamos em rádio escolar a primeira coisa que nos vem à mente é um veículo de transmissão de músicas e de informações, e não um recurso pedagógico efetivo e eficiente a ser usado em sala de aula pelos professores das diferentes áreas do conhecimento, como vimos nos tópicos acima.

         É um trabalho a longo prazo e de difícil adesão, principalmente, pelos profissionais da educação, por exigir determinado conhecimento da mídia rádio, dos gêneros textuais que circulam neste meio, e da forma como esse recurso pode ser bem utilizado no contexto escolar etc. Enquanto isso, as rádios escolares, na sua maioria, funcionam como meros transmissores de informações e de músicas nos horários de recreio.

         Entretanto, para quem tem uma visão mais ampla a respeito das potencialidades desse recurso, sabe que é preciso capacitar os professores e os alunos, para que se motivem e se engajem num projeto de construção de uma rádio na escola para que, além de músicas e informações, transmitam, principalmente, uma programação de qualidade, tendo como protagonistas os próprios alunos.

        É por isso que a coordenadora do projeto RADIOEDUCA no município, coloca-se à disposição das escolas, realizando, conforme a demanda, oficinas de capacitação sobre a mídia rádio.

        Enquanto isso, mantemos uma rádio na Web, 24h, para a transmissão de programas educativos, eventos das escolas, e de propostas pedagógicas, culturais e educativas, realizadas por esta secretaria, que envolve a produção de programas de rádio pelos professores e pelos alunos de diferentes escolas do município de Charqueadas que participaram das oficinas de formação oferecidas pela SMED.

       Em síntese, através da rádio escolar podem ser construídos os mais variados tipos de programas, desenvolvendo habilidades de leitura e escrita, segundo a criatividade dos autores, tornando as práticas pedagógicas mais prazerosas e significativas para os alunos. 

 REFERÊNCIAS:

MCLEISH, Robert. Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. Tradução de Mauro Silva. São Paulo: Summus, 2001.

Sites:

- Blog Luza Mai : http://alinguaportuguesaeotexto.blogspot.com.br/

- Rádio Web SMED Charqueadas: http://radioeducaweb.blogspot.com.br/