quarta-feira, 4 de novembro de 2009

LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA - Parte II

                             


OBJETIVOS:

· Refletir sobre as práticas da leitura e da escrita no cotidiano;
· Relacionar o letramento com as práticas de cultura local;
. Refletir sobre o papel da educação como meio de transformação social;
. Conhecer o método de alfabetização de Paulo Freire e a pedagogia do oprimido.

DESENVOLVIMENTO:

- Apresentação do vídeo com a última entrevista de Paulo Freire.




                              Paulo Freire - Educar para transformar


- Apresentação do vídeo "Jô entrevista  Patativa do Assaré."

- Patativa do Assaré fala sobre a sua escolarização

- Debate sobre o material apresentado.

        Nossas práticas de leitura-escrita no cotidiano geralmente são baseadas em uma boa intuição, ou seja, tomamos decisões rápidas porque nos baseamos nas experiências anteriores em que utilizamos a escrita. Variamos a forma com que entendemos a função que os diferentes textos exercem, de acordo com a situação sociocomunicativa, e procuramos terminar a tarefa fazendo uso de diversos elementos e processos que se tornam necessários.
        Escrever é uma atividade importante tanto dentro como fora da escola. A escrita ocorre porque exerce diferentes funções comunicativas e finalidades, considerando os objetivos de quem escreve e de quem lê. Em sala de aula a prática de escrita deve preparar os alunos para se comunicarem adequadamente nas diferentes funções de trabalho que venha a ocupar, na continuidade dos estudos, no lazer, nas resoluções de problemas do cotidiano, na religião, etc.
       O apredizado da leitura e da escrita ocorrem parte no cotidiano, no nosso dia-a-dia, e parte por meio de atividades sistemáticas na escola, com a utilização de reflexões sobre as práticas de nossa cultura e de outras culturas.
       Trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente depende do desenvolvimento de atividades que nos levem a praticar e refletir sobre as diferentes situações sociocomunicativas, os gêneros, as técnicas de leitura e escrita, dependendo dos objetivos e temas propostos.
       O desenvolvimento das competências de leitura e escrita depende também da intervenção criativa, crítica e funcional do professor que planeja atividades e práticas de leitura e escrita que sejam prazerosas e significativas para os alunos.
                       Maria Antonieta Antunes Cunha (UFMG)