sexta-feira, 26 de junho de 2009

O CURTA "NEGÓCIO FECHADO"

Iniciamos a oficina apresentando o curta "Negócio Fechado" aos cursistas, proporcionamos a reflexão e comparação de diferentes suportes textuais dentro de um mesmo gênero, abrimos caminhos a uma parte de nossa cultura que nem sempre é abordada na Escola, além de contribuir para a compreensão da diversidade em nosso país, discutindo os diferentes valores sociais e culturais existentes.

Objetivos de aprendizagem:
  • Apropriar-se do gênero textual apresentado no filme(conto/causo);
  • Expressar-se utilizando a linguagem escrita;
  • Produzir textos coerentes e coesos de acordo com o gênero estudado;
  • Aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura das Minas Gerais.
Desenvolvimento do trabalho:
  • Apresentação do filme aos cursistas;
  • Roda de conversa: discussão das impressões que tiveram em relação à história. Levantamento de hipóteses quanto ao gênero textual e cenário do filme. QUAL SERIA O FINAL DESTA HISTÓRIA NO CONTEXTO ECONÔMICO E SOCIAL EM QUE VIVEMOS?
  • Leitura para o grupo do conto do qual o filme foi inspirado: "Como a Gente Negoceia", de Olavo Romano;
  • Contextualização da história apresentando: o gênero textual explorado pelo autor: Causos- o estado brasileiro onde a história se passa.
  • Criação de um roteiro de trabalho para ser aplicado com os alunos dos cursistas, sobre os curta-metragens "Negócio fechado" e "Gaúchos e Cariocas", este produzido por uma turma de alunos do Ensino Médio, baseado na crônica de Luís Fernando Veríssimo.
  • Apresentação dos roteiros criados pelos cursistas;
  • Apresentação das atividades aplicadas em suas turmas durante a semana que passou.
O trabalho foi bastante produtivo e enriquecedor. Neste dia foram apenas quatro das oito cursistas inscritas.


quinta-feira, 25 de junho de 2009

CRIAÇÃO DE ROTEIROS COM CURTA METRAGENS

DIA DE OFICINA!!!!OBAAAAAAAA!!!!

             Na semana passada, dia 18/06, lemos e discutimos os textos das unidades 1 e 2. Alguns professores aplicaram o "avançando na prática" e levaram um relatório das atividades desenvolvidas com suas turmas. Hoje à noite, dia 25/06, está programada uma oficina com o restante dos cursistas que ficaram de aplicar com suas turmas o "Avançando na Prática".
Escolhi para iniciar a reunião um curta-metragem do DVD do site do "Porta-curtas", chamado "Curta na Escola". Este curta-metragem mostra a linguagem e os costumes das pessoas que moram no campo, em fazendas e que possuem um jeito peculiar de enxergar a vida. Dois compadres tentam negociar 50 cabeças de gado, mas não chegam a um acordo. No filme fica bem claro que para o dono das cabeças, mais importante que o dinheiro , é a "peleia", a negociação, já que ele desiste de vender para um outro fazendeiro que aparece oferecendo um valor muito maior que o do outro, sem contestar nada.
              Os cursistas debaterão sobre o filme, e em duplas, criarão roteiros possíveis de serem aplicados com os alunos em sala de aula. Após, farão a apresentação do roteiro, para posteriormente trabalharem com as suas turmas. Tirarei fotos do encontro e depois farei o relato aqui no blog.


PERFIS DOS CURSISTAS

Identificação do Professor-cursista de LP do Gestar II de Charqueadas – RS

ROSÂNGELA MARIA PIRES CÉZAR, Rg 20239193232, formada em Letras - Português e Especialista em Literatura Brasileira e Infanto-Juvenil, 45 anos, casada é professora da rede pública do município de Charqueadas.
Na rede Estadual trabalha na E.E.E.F. Dr. Ramiro Fortes Barcelos como multiplicadora do Espaço Interativo de Aprendizagem, 20 h, no turno da tarde, com alunos de 1º ano à 4ª série.
Na rede municipal, atua na E.M.E.F. Profª. Maria de Lourdes Freitas de Andrade com duas turmas de 6ª série, 20h, no turno da manhã que perfazem um total de 44 alunos, moradores das proximidades da escola. A faixa etária dos alunos é entre 11 anos e 15 anos. Em cada uma das turmas há, pelo menos, seis alunos que estão repetindo a série. O rendimento das turmas é regular, com notas entre 3,5 e 8,5. Apresentam problemas na leitura, interpretação e uma produção textual com problemas de ortografia e estruturação de parágrafos e vocabulário restrito. Os alunos com o rendimento baixo recebem atendimento na Classe de Apoio da escola, em turno oposto. Através de um trabalho do Laboratório de Informática, durante as aulas, são desenvolvidas atividades de produção textual e leitura em um blog colaborativo. Este trabalho tem motivado os alunos a aperfeiçoarem a produção textual e a leitura.


Rosane Lindner Brandão - RG 3039863802, SSP/RS - Professora de Língua Portuguesa e Literatura, com especialização em Pedagogia Gestora, 39 anos, casada, dois filhos. Professora da rede municipal (30 h) na E.M.E.F.Artur Dornelles, atuando com 6ª e 8ª série, e na supervisão do CAT,e da rede estadual( 20h), na E.E.E.F.Dr.Ramiro Fortes Barcelos, atuando atualmente como vice-diretora. As duas escolas que leciona localizam-se na periferia da cidade, nas margens de nosso Rio Jacuí. Nas duas séries em que trabalha percebe que há dificuldades na escrita , estrutura de parágrafos e ortografia, bem como, na interpretação de textos . Nesta escola a avaliação não é por notas e sim por pareceres, percebe-se que os alunos não tem o hábito de fazer temas, como não há cobranças por parte da família também, o que vem a acarretar em um desempenho fraco. Entre as duas turmas tem um total de 32 alunos. A carga horária é de 5 períodos semanais, por turma, destes, 2 são para dedicar-se à proposta pedadógica do Gestar II.

Professora-cursista de Língua Portuguesa do Gestar II de charqueadas/Rs

Catiana de Fátima Veiga do Nascimento – RG 9080663843, SJS/RS, 26 anos, solteira, natural e residente em Charqueadas – Professora graduada em Letras e Literatura Brasileira. Leciona a disciplina de Língua Portuguesa com as turmas da 5ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Miguel em Charqueadas e é professora de educação infantil em uma escola do município de Triunfo. Em relação às turmas que leciona, pode-se se dizer que são alunos com poucos recursos financeiros, estão em faixa etária desproporcional – alunos entre 10 e 14 anos -, muitos são repetentes da mesma série, outros de séries anteriores. Apresentam dificuldade acentuada na leitura e na compreensão do texto, bem como na escrita de textos, além de problemas de coesão e coerência. A maioria doa alunos possui nota média, sendo que poucos atingem médias acima de 7.5. Considerável parte desses alunos mostra-se descomprometida com a aprendizagem, o que faz com que o trabalho se torne, além de desafiador, mais árduo. Sobre a aplicação do projeto Gestar II, de acordo com as propostas desenvolvidas nos encontros, estas estão sendo aplicadas e inseridas na prática educativa de uma das turmas de 5ª série, sendo equilibradas com as propostas educativas já definidas pela professora.