quinta-feira, 25 de junho de 2009

PERFIS DOS CURSISTAS

Identificação do Professor-cursista de LP do Gestar II de Charqueadas – RS

ROSÂNGELA MARIA PIRES CÉZAR, Rg 20239193232, formada em Letras - Português e Especialista em Literatura Brasileira e Infanto-Juvenil, 45 anos, casada é professora da rede pública do município de Charqueadas.
Na rede Estadual trabalha na E.E.E.F. Dr. Ramiro Fortes Barcelos como multiplicadora do Espaço Interativo de Aprendizagem, 20 h, no turno da tarde, com alunos de 1º ano à 4ª série.
Na rede municipal, atua na E.M.E.F. Profª. Maria de Lourdes Freitas de Andrade com duas turmas de 6ª série, 20h, no turno da manhã que perfazem um total de 44 alunos, moradores das proximidades da escola. A faixa etária dos alunos é entre 11 anos e 15 anos. Em cada uma das turmas há, pelo menos, seis alunos que estão repetindo a série. O rendimento das turmas é regular, com notas entre 3,5 e 8,5. Apresentam problemas na leitura, interpretação e uma produção textual com problemas de ortografia e estruturação de parágrafos e vocabulário restrito. Os alunos com o rendimento baixo recebem atendimento na Classe de Apoio da escola, em turno oposto. Através de um trabalho do Laboratório de Informática, durante as aulas, são desenvolvidas atividades de produção textual e leitura em um blog colaborativo. Este trabalho tem motivado os alunos a aperfeiçoarem a produção textual e a leitura.


Rosane Lindner Brandão - RG 3039863802, SSP/RS - Professora de Língua Portuguesa e Literatura, com especialização em Pedagogia Gestora, 39 anos, casada, dois filhos. Professora da rede municipal (30 h) na E.M.E.F.Artur Dornelles, atuando com 6ª e 8ª série, e na supervisão do CAT,e da rede estadual( 20h), na E.E.E.F.Dr.Ramiro Fortes Barcelos, atuando atualmente como vice-diretora. As duas escolas que leciona localizam-se na periferia da cidade, nas margens de nosso Rio Jacuí. Nas duas séries em que trabalha percebe que há dificuldades na escrita , estrutura de parágrafos e ortografia, bem como, na interpretação de textos . Nesta escola a avaliação não é por notas e sim por pareceres, percebe-se que os alunos não tem o hábito de fazer temas, como não há cobranças por parte da família também, o que vem a acarretar em um desempenho fraco. Entre as duas turmas tem um total de 32 alunos. A carga horária é de 5 períodos semanais, por turma, destes, 2 são para dedicar-se à proposta pedadógica do Gestar II.

Professora-cursista de Língua Portuguesa do Gestar II de charqueadas/Rs

Catiana de Fátima Veiga do Nascimento – RG 9080663843, SJS/RS, 26 anos, solteira, natural e residente em Charqueadas – Professora graduada em Letras e Literatura Brasileira. Leciona a disciplina de Língua Portuguesa com as turmas da 5ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Miguel em Charqueadas e é professora de educação infantil em uma escola do município de Triunfo. Em relação às turmas que leciona, pode-se se dizer que são alunos com poucos recursos financeiros, estão em faixa etária desproporcional – alunos entre 10 e 14 anos -, muitos são repetentes da mesma série, outros de séries anteriores. Apresentam dificuldade acentuada na leitura e na compreensão do texto, bem como na escrita de textos, além de problemas de coesão e coerência. A maioria doa alunos possui nota média, sendo que poucos atingem médias acima de 7.5. Considerável parte desses alunos mostra-se descomprometida com a aprendizagem, o que faz com que o trabalho se torne, além de desafiador, mais árduo. Sobre a aplicação do projeto Gestar II, de acordo com as propostas desenvolvidas nos encontros, estas estão sendo aplicadas e inseridas na prática educativa de uma das turmas de 5ª série, sendo equilibradas com as propostas educativas já definidas pela professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário