sábado, 10 de outubro de 2009

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA : TEXTOS

 DE TRABALHO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA


- O QUE ENSINAR? - COMO ENSINAR? - POR QUE ENSINAR?

INTRODUÇÃO

Inicialmente (PARTE I), apresento uma proposta de seleção e progressão de conteúdos de Língua Portuguesa, de modo a responder à pergunta “O QUE ENSINAR?”
Posteriormente (PARTE II), demonstro os passos sucessivos de um trabalho focalizando um tópico da proposta inicial, de modo a responder à pergunta “COMO ENSINAR?”
Por último (PARTE III), proponho uma reflexão sobre a proposta apresentada, de modo a responder à pergunta “POR QUE ENSINAR?”

PARTE I

LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O QUE ENSINAR?


De modo geral, a resposta à pergunta “O QUE ENSINAR?” é GRAMÁTICA, sendo entendida como:
- Substantivo, verbo, adjetivo...
- Plural, feminino...
- Ditongo, dígrafo...
- Acentuação, emprego de letras...
- Sujeito, predicado...
- Coletivos...


Vamos propor, no entanto, uma outra resposta para esta pergunta:

TEXTO


A seguir apresento uma sugestão para o trabalho com textos no Ensino Fundamental:

TEXTO INFORMATIVO INTERPESSOAL


Cartão (1ª/2ª) séries
Aviso (1ª/2ª)
Bilhete (1ª/2ª) Comunicado (1ª/2ª)
Convite “
ParticipaçãoSocial (3ª)
Anúncio de emprego
Requerimento
Ofício
Carta pessoal (3ª/4ª)
Carta-Emprego “
Carta-Comercial “
Relatório (4ª)
Ata
Telegrama (4ª)
Entrevista


TEXTO INFORMATIVO INSTRUCIONAL


Relato de operações vivenciadas no cotidiano (1ª,2ª,3ª)
Receita (4ª)
Bula
Orientação para jogos
(3ª/4ª)
Folheto de instruções
Manual Técnico


TEXTO INFORMATIVO CIENTÍFICO

Relato de pesquisas (4ª)
-Textos sobre as diversas áreas do conhecimento:
-História
-Geografia
-Matemática
-Ciências etc.

TEXTO INFORMATIVO MASSIVO

Manchete (1ª)
Notícia
Reportagem
Comentário
Cartaz (1ª/2ª)
Placa (1ª/2ª)
Outdoor (2ª,3ª,4ª)
Volante (4ª)


TEXTOS PERSUASIVOS

A) AUTORITÁRIOS
--Regulamento de procedimentos da vida familiar (1ª,2ª,3ª);
--Regulamentos de clubes da escola (3ª,4ª);
--Regimento da escola(4ª)
--Estatuto do Grêmio Estudantil:
-Direitos da Criança(4ª)
-Direitos humanos
-Direitos do Menor que trabalha:
-Direitos do Trabalhador;
-Direitos da Família;
-Contrato;
-Constituição Brasileira
-Texto religioso;
-Edital.

B) DE INDUÇÃO

-Publicidade comercial
(1ª a 4ª)
-Publicidade Institucional (4ª)
-Publicidade Oficial
-Ocultismo

C) POLÊMICOS

-Debate;
-Defesa de tese;
-Exposição de Motivos:
-Opinião (3ª/4ª)
-Comentário crítico
-Texto político
-Editorial

D) REIVINDICATÓRIOS

-Panfleto Estudantil;
-Panfleto Sindical;
-Manifesto;
-Carta Aberta.

TEXTOS LÚDICOS

A) FOLCLÓRICOS

-Fábula (1ª /2ª)
-Lenda e Mito (3ª/4ª)
-Jogo de Linguagem (brinco, trava-língua) parlenda, adivinhação
(1ª/2ª/3ª)

B) HUMORÍSTICOS

-Anedota
-Charge
-Tira (1ª/4ª)
-Quadrinhos (1ª/4ª)


C) LITERÁRIOS

-Poema
-História Infanto-juvenil
(1ª/4ª)
-Crônica
-Conto
-Novela
-Romance

COMO VOCÊ OBSERVOU A PROPOSTA É:

-Que o texto seja o centro do trabalho de Língua Portuguesa nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental;

-Que esses textos sejam de tipos diversificados;

-Que haja uma progressão entre as séries, considerando seu nível de complexidade.

“O trabalho deve se resumir a texto? E a GRAMÁTICA onde fica?


* PRESTE ATENÇÃO:
- Ensinar TEXTO significa ensinar a ler, a produzir e a reconstituir texto;
- Ensinar TEXTO não significa não ensinar gramática: significa, sim, eliminar a gramática classificatória e, em troca, dar um lugar especial a duas outras gramáticas:


A) A gramática que se constitui das regras, das características, das marcas da linguagem de cada tipo de texto;



B) A gramática que se constitui dos problemas linguísticos que aparecem na produção de texto do aluno.


Em resumo: eis O QUE estamos propondo que você ensine:

-
A ler textos diversos, examinando o conteúdo e as características da linguagem (gramática) própria de cada tipo;
- A produzir textos;
- A resolver problemas linguísticos identificados (gramática);
- A reconstruir textos produzidos.


PARTE II


LÍNGUA PORTUGUESA

“COMO ENSINAR?”

A SEGUIR, PROPOMOS UM ROTEIRO DE TRABALHO, DIRIGIDO PARA AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL






OBJETIVOS/ETAPAS

1) LEITURA DA REALIDADE SOCIAL.
2) LEITURA DO TEXTO.
3) PRODUÇÃO DE TEXTO.
4) AVALIAÇÃO DO TEXTO PRODUZIDO: IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS LINGUÍSTICOS
5) REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PARA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS.
6) RECONSTRUÇÃO DO TEXTO PRODUZIDO.
7) RELEITURA DA REALIDADE SOCIAL.

- ROTEIRO PARA UMA ANÁLISE TEXTUAL


GÊNERO: TEXTO PUBLICITÁRIO

1ª ETAPA

1) LEITURA DA REALIDADE SOCIAL
É o questionamento sobre o contexto em que o o aluno está inserido , o que sabe, ou como se posiciona em relação ao tema do texto; esta etapa pode ser usada como motivação para a leitura.
Obs: os alunos ainda NÃO tem contato com o texto.



DEBATE SOBRE OS SEGUINTES TÓPICOS:


Como VOCÊ utiliza o telefone?
Que tipo de serviços são prestados através da utilização do telefone?
Você já ouviu histórias, piadas, etc. pelo telefone? Quanto tempo durou a ligação? Qual o valor?
Quem paga a conta na sua casa? Qual o custo?
Como podemos utilizar o telefone?




- APRESENTAÇÃO DO TEXTO
Ler o texto;
Observação das imagens:figuras, letras em destaque, números, etc:
* Como é apresentado o texto? O que chama mais a atenção?
*Qual a relação entre a imagem, as frases e as palavras em destaque?
Disque o quê? Para quê?
“Alô Pessoal!” A quem se refere a palavra “pessoal” no texto?
- Em que outros contextos podemos utilizar esta palavra?
& com o mesmo significado:
- “Vamos , pessoal!”
& com o significado diferente:
“Este assunto é muito Pessoal.
Quem é o enunciador (produtor), e o receptor (leitor) do texto?
Quais os objetivos do enunciador do texto?
Qual o lugar de origem do texto produzido?
O que está funcionando lá?
Como a “historinha” é caracterizada no texto?
Ligando para o número “200.20.21” o que acontece?

“Ligue agora” – “Disque 200” – Nessas expressões, que palavras parecem estar ordenando algo?
que frases, palavras etc...o enunciador do texto utiliza para convencer ou induzir o receptor?
RESPOSTA: “A Mônica vai adorar!”
Essa frase é verdadeira? Por quê?
Em que parte do texto o enunciador faz uma advertência ao receptor?
Como podemos classificar este tipo de texto?
Qual o objetivo deste tipo de texto?
Observação de outras propagandas e análise das relações entre as mesmas:
- estrutura
- linguagem
- enunciador
- receptor
- objetivo do texto


3ª ETAPA
INTERPRETAÇÃO ESCRITA DO TEXTO -
É o momento em que o professor desenvolve atividades para trabalhar a compreensão explorada oralmente e também cria atividades para trabalhar o vocabulário.

Ex: o estudo das palavras “debilitado”, “automaticamente”, “interurbanas” em diversos contextos.




4ª ETAPA
PRODUÇÃO TEXTUAL – É o momento em que o aluno vai colocar em prática o que aprendeu: competências e habilidades adquiridas para produzir um texto da mesma natureza trabalhada.



PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
Redigir uma propaganda considerando a seguinte situação comunicativa:
Enunciador e produtor: VOCÊ
Tema: venda de uma revista de história em quadrinhos;
Receptor: público infantil
Intenção: convencer o público leitor de que a sua revista é a melhor e deve ser adquirida.

5ª ETAPA
RELEITURA DA REALIDADE SOCIAL -
É o momento da reflexão e conclusão dos conhecimentos adquiridos durante o processo. Poderá ser feito através de um debate, seminário, relatório etc.
- Ex: Debate sobre os seguintes tópicos:
Quais são as características de uma propaganda;
Repercussão dessas características no leitor;
Cuidados especiais na leitura da propaganda para que tenhamos o reconhecimento da intencionalidade dos enunciadores em relação aos leitores;
Perceber até que ponto é verdadeiro o que está sendo anunciado.
6ª ETAPA
TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL –
É a ação do indivíduo no seu meio a partir dos conhecimentos adquiridos durante o processo.
Ex: O que podemos fazer para que não nos deixemos enganar tão facilmente pela propaganda?
ATIVIDADE:
- Crie um roteiro para o texto abaixo, utilizando os sete momentos da PROPOSTA DE TRABALHO apresentada acima.





















sexta-feira, 9 de outubro de 2009

GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS


DATA: 09/10/09

- Gêneros e Tipos Textuais

OBJETIVOS:


  • Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico;

  • Relacionar gêneros textuais com competência sociocomunicativa;

  • Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;

  • Distinguir características de gênero literário e gênero não literário.

  • Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem.

  • Caracterizar sequências tipológicas descritivas e narrativas.

DESENVOLVIMENTO:
  • Leitura da mensagem "Almas perfumadas" de Carlos Drummond de Andrade;

  • Análise do vídeo " O Rei dos Elogios de Quixeranobim";

  • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas cursistas sobre o TP3.
A cursista DENISE apresentou um trabalho sobre " O Conhecimento Intuitivo de Gêneros", apontando diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico. Chamando a atenção para o fato de que aprendemos a reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que "aprendemos" a usar o código linguístico: reconhecendo intuitivamente o que é semelhante e o que é diferente nos diversos textos.
A cursista CATIANA apresentou um trabalho sobre GÊNEROS textuais e situação SOCIOCOMUNICATIVA. Declarou que os gêneros textuais são realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas , que é a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado.

A cursista ROSÂNGELA apresentou um trabalho sobre a classificação de gêneros textuais. Salientou que a identificação e classificação dos gêneros depnde de uma série de fatores linguísticos e sociais e que os textos podem apresentar uma mistura de gêneros, com predominância de um. Por isso as classificações devem sempre levar em consideração a finalidade para a qual o texto é construído.






PRODUÇÃO TEXTUAL E REVISÃO TEXTUAL

DATA: 30/09/09

ROTEIRO DE TRABALHO

1. Produção Textual - Revisão Textual
(reestruturação e reescritura)
2.  Literatura

PASSOS DA REVISÃO
(Texto exposto no quadro pela professora Adelaide)

O trabalho com a escritura textual deve ser uma prática periódica, assim como o processo de revisão.
A revisão textual, coletiva ou individual, acontecerá semanalmente ou quinzenalmente. O tempo entre uma revisão e outra propiciará ao educando o amadurecimento necessário para uma nova escritura.
O professor pode conduzir a reunião na lousa com a contribuição dos educandos ou permitir que eles próprios realizem a revisão dos textos uns dos outros. Isso pode acontecer em duplas ou grupos maiores.
Na revisão, o professor utiliza uma matriz do texto escolhido transcrito na lousa, na transparência ou datashow e seus alunos acompanham a revisão com cópia do texto escolhido.

ASPECTOS IMPORTANTES:
  • Na revisão delimitar o caso a ser trabalhado ( pontuação, estrutura dos parágrafos, concordância etc.);
  • Não é o currículo que vai dizer quais os conteúdos a serem trabalhados, e sim o texto do próprio aluno;
  • O professor é o PERITO do texto do aluno. O texto é o CADÁVER. É ele , que vai, através das marcas , das pistas, das dificuldades que o aluno apresenta, determinar o que precisa ser trabalhado.
ANÁLISE DE UM TEXTO PRODUZIDO POR UM ALUNO
" Se criasa e se felis e te a vida pela frenti vive as aventura que o mudo tei. dai cuando agente fica adolecente vem os problema os pai fica pegano no pedajenti ai num pode isso num podi aqilo e briga todu dia o adolecenti ai o joveim si revouta e teim muitos problema tipo asim teim minina qui aruma bariga os cara usa droga briga dicanji fuma bebi u adolecenti teim cupa mais tipo asim os pai pudia te pasciença com nois."
  1. Percebe-se pelo texto do aluno que o mesmo parece ter a idade entre 11 e 12 anos, estando possivelmente na 5ª ou 6ª série. Pela linguagem e termos usados pensamos tratar-se de um menino de baixo nível sócio-econômico.
  2. Quanto ao nível de LETRAMENTO, constata-se que o aluno conhece o assunto sobre o qual fala, apresentando as idéias de forma coerente e coesa.
  3. Podemos perceber através das marcas textuais o reflexo da língua oral na língua escrita; - O texto é coeso, embora os conetivos utilizados pelo aluno não sigam os da norma padrão;
  4. O texto apresenta problemas de pontuação e estruturação de parágrafos, entre outros.
  5. ATIVIDADE PARA TRABALHAR A ESTRUTURAÇÃO DE PARÁGRAFOS:
  • Divida o texto acima em: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;
  • Pinte a INTRODUÇÃO de AMARELO;
  • Pinte o DESENVOLVIMENTO de VERMELHO;
  • Pinte a CONCLUSÃO de VERDE.

ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM

DATA: 29/09/09

ROTEIRO DO TRABALHO DESENVOLVIDO

1º) Socialização dos textos coletivos, alternando a apreciação de blogs.

2º) Estudo do TP6:

  • UNIDADE 21 - Argumentação e Linguagem
  • UNIDADE 22 - Produção textual: planejamento e escrita
  • UNIDADE 23 - Revisão e Edição
  • UNIDADE 24 - Literatura para adolescentes
RELATO DAS ATIVIDADES
Para trabalhar a unidade 21 do TP6, ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM, a professora Adelaide propôs que fizéssemos a técnica do "Júri Simulado".
O tema escolhido foi "A Legalização do Aborto". A primeira etapa do trabalho consistia em reunirmo-nos em grupo e debatermos sobre o tema, assinalando os pontos relevantes sobre o assunto.
A sala foi dividida em dois grandes grupos; um a favor da legalização do aborto e o outro contra.
Cada grupo selecionou argumentos favoráveis a sua fala, ilustrando com exemplos e fatos significativos.
Os grupos tiveram a oportunidade de buscar na Internet vídeos, reportagens, entrevistas que reforçassem o seu posicionamento.
O júri simulado iniciou com a fala dos que eram contra a legalização do aborto. Cada grupo pode expor a sua opinião por meio de argumentos coerentes e lógicos.
O grupo vencedor foi o que era a favor da legalização do aborto.
Criar um PROJETO JURI SIMULADO pode ser uma forma muito interessante, lúdica, dinâmica para desenvolver as competências de produção de textos dissertativos/argumentativos com nossos alunos. Num primeiro momento, fariam uma pesquisa sobre o tribunal do júri: O que é? Para que serve? Quem pode participar? Como funciona? Qual é a função de cada personagem do júri? como é o ritual do Júri? Qual a estética? Depois é só escolher um TEMA POLÊMICO e por em prática o que pesquisaram.