sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PRODUÇÃO TEXTUAL E REVISÃO TEXTUAL

DATA: 30/09/09

ROTEIRO DE TRABALHO

1. Produção Textual - Revisão Textual
(reestruturação e reescritura)
2.  Literatura

PASSOS DA REVISÃO
(Texto exposto no quadro pela professora Adelaide)

O trabalho com a escritura textual deve ser uma prática periódica, assim como o processo de revisão.
A revisão textual, coletiva ou individual, acontecerá semanalmente ou quinzenalmente. O tempo entre uma revisão e outra propiciará ao educando o amadurecimento necessário para uma nova escritura.
O professor pode conduzir a reunião na lousa com a contribuição dos educandos ou permitir que eles próprios realizem a revisão dos textos uns dos outros. Isso pode acontecer em duplas ou grupos maiores.
Na revisão, o professor utiliza uma matriz do texto escolhido transcrito na lousa, na transparência ou datashow e seus alunos acompanham a revisão com cópia do texto escolhido.

ASPECTOS IMPORTANTES:
  • Na revisão delimitar o caso a ser trabalhado ( pontuação, estrutura dos parágrafos, concordância etc.);
  • Não é o currículo que vai dizer quais os conteúdos a serem trabalhados, e sim o texto do próprio aluno;
  • O professor é o PERITO do texto do aluno. O texto é o CADÁVER. É ele , que vai, através das marcas , das pistas, das dificuldades que o aluno apresenta, determinar o que precisa ser trabalhado.
ANÁLISE DE UM TEXTO PRODUZIDO POR UM ALUNO
" Se criasa e se felis e te a vida pela frenti vive as aventura que o mudo tei. dai cuando agente fica adolecente vem os problema os pai fica pegano no pedajenti ai num pode isso num podi aqilo e briga todu dia o adolecenti ai o joveim si revouta e teim muitos problema tipo asim teim minina qui aruma bariga os cara usa droga briga dicanji fuma bebi u adolecenti teim cupa mais tipo asim os pai pudia te pasciença com nois."
  1. Percebe-se pelo texto do aluno que o mesmo parece ter a idade entre 11 e 12 anos, estando possivelmente na 5ª ou 6ª série. Pela linguagem e termos usados pensamos tratar-se de um menino de baixo nível sócio-econômico.
  2. Quanto ao nível de LETRAMENTO, constata-se que o aluno conhece o assunto sobre o qual fala, apresentando as idéias de forma coerente e coesa.
  3. Podemos perceber através das marcas textuais o reflexo da língua oral na língua escrita; - O texto é coeso, embora os conetivos utilizados pelo aluno não sigam os da norma padrão;
  4. O texto apresenta problemas de pontuação e estruturação de parágrafos, entre outros.
  5. ATIVIDADE PARA TRABALHAR A ESTRUTURAÇÃO DE PARÁGRAFOS:
  • Divida o texto acima em: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;
  • Pinte a INTRODUÇÃO de AMARELO;
  • Pinte o DESENVOLVIMENTO de VERMELHO;
  • Pinte a CONCLUSÃO de VERDE.

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