sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM

DATA: 29/09/09

ROTEIRO DO TRABALHO DESENVOLVIDO

1º) Socialização dos textos coletivos, alternando a apreciação de blogs.

2º) Estudo do TP6:

  • UNIDADE 21 - Argumentação e Linguagem
  • UNIDADE 22 - Produção textual: planejamento e escrita
  • UNIDADE 23 - Revisão e Edição
  • UNIDADE 24 - Literatura para adolescentes
RELATO DAS ATIVIDADES
Para trabalhar a unidade 21 do TP6, ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM, a professora Adelaide propôs que fizéssemos a técnica do "Júri Simulado".
O tema escolhido foi "A Legalização do Aborto". A primeira etapa do trabalho consistia em reunirmo-nos em grupo e debatermos sobre o tema, assinalando os pontos relevantes sobre o assunto.
A sala foi dividida em dois grandes grupos; um a favor da legalização do aborto e o outro contra.
Cada grupo selecionou argumentos favoráveis a sua fala, ilustrando com exemplos e fatos significativos.
Os grupos tiveram a oportunidade de buscar na Internet vídeos, reportagens, entrevistas que reforçassem o seu posicionamento.
O júri simulado iniciou com a fala dos que eram contra a legalização do aborto. Cada grupo pode expor a sua opinião por meio de argumentos coerentes e lógicos.
O grupo vencedor foi o que era a favor da legalização do aborto.
Criar um PROJETO JURI SIMULADO pode ser uma forma muito interessante, lúdica, dinâmica para desenvolver as competências de produção de textos dissertativos/argumentativos com nossos alunos. Num primeiro momento, fariam uma pesquisa sobre o tribunal do júri: O que é? Para que serve? Quem pode participar? Como funciona? Qual é a função de cada personagem do júri? como é o ritual do Júri? Qual a estética? Depois é só escolher um TEMA POLÊMICO e por em prática o que pesquisaram.

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