quarta-feira, 25 de novembro de 2009

COESÃO E COERÊNCIA (2)

17º ENCONTRO

DATA: 19/11/2009

TEMA: COERÊNCIA E COESÃO



- APRESENTAÇÃO DE SLIDES SOBRE O TEMA COESÃO E COERÊNCIA


Coesão"a união íntima entre as partes de um todo". Aurélio
O emprego dos conectivos (conjunções), advérbios, pronomes e sinônimos.
estabelecer relações lógicas entre os segmentos do texto (conjunções) ou fazer referência a outros elementos presentes na estrutura textual (pronomes, advérbios, sinônimos).

Era um dia claro e animado. Todos queriam desfrutá-lo ao lado dos pássaros e flores em festa. Eu só queria isolar-me do mundo fechada no escuro da decepção.

Era um dia claro e animado. Parecia que todos queriam desfrutá-lo ao lado dos pássaros e flores em festa, ou melhor, quase todos, porque eu não conseguia participar daquele entusiasmo. Eu só queria isolar-me do mundo, fechada no escuro da decepção.
Marina : do seringal ao senado
Aos 37 anos recém-completados, tendo sobrevivido a cinco crises de malária, três hepatites e uma infância desgraçadamente pobre e trabalhosa num remoto seringal no Acre, a senadora Marina da Silva(PT-AC) tinha tudo para estar no bagaço. Bagaço, aliás, era o nome do seringal onde se criou, terceira de doze filhos, mão-de-obra enjeitada numa atividade pesada e predominantemente masculina.

Mas o destino, que a pôs no mundo pelas portas do inferno verde da Amazônia, traçou para Marina planos inesperadamente grandes. Hoje, embelezada e fortalecida pelas surpreendentes vitórias que vem conquistando, Marina é um ser aparentemente delicado em seus 50 quilos distribuídos por 1,62 metros de altura. Só aparência. Ela não leva mais o peso da borracha, mas carrega o fardo da responsabilidade de dar melhores condições de vida aos 65 mil acreanos que votaram nela nas últimas eleições – a maior votação da história do Acre - e a outros milhares que continuam no bagaço na faina diária e insana dos seringais.
Verifique o papel das palavras de coesão, destacando-se entre elas:
1º parágrafo:
"onde" ( lugar);
2º parágrafo:
"mas" (elemento de oposição)
"hoje" (lugar);
"e" (elemento de adição)
"ela" (retoma Marina Silva)
Conjunções
COORDENATIVAS
Aditivas: indicam soma de idéias: e, não só, mas também.
Adversativas: adversidade, oposição, contraste: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.
Alternativas: alternância ou exclusão: ou, ora, já, ou...ou, ora...ora.

Conclusivas - conclusão: logo, portanto, por conseguinte, pois (posposto ao verbo).
Explicativa – explicação: porque, que porquanto.
SUBORDINATIVAS
Integrantes: que, se
Causais: porque, como, uma vez que, visto que, já que.
Concessivas: embora, ainda que, mesmo que, conquanto, apesar de que.

Condicional: se, caso, desde que, contanto que.
Conformativa: conforme, consoante, segundo, como.
Comparativa: como, mais..do que, menos... do que.
Consecutiva: que, sorte que, de forma que.
Finais: para que, a fim de que.

Proporcionais: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais..., menos.
Temporais: quando, enquanto, antes que, depois que, desde que, logo que, assim que.
Exemplos
Viver ou sonhar?
Viver e sonhar.

Este é um país rico, mas a maior parte de seu povo é muito pobre.
O advogado afirmou que não era corrupto.
Fiz tudo conforme combinamos.
Como chovesse, resolvi adiar o encontro.
Por favor, fale mais alto que eu também quero ouvir

Uma das modalidades de coesão é a remissão. E a coesão pode desempenhar a função de (re)ativação do referente. A reativação do referente no texto é realizada por meio da referenciação anafórica ou catafórica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas.

A remissão anafórica (para trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos) e os demais pronomes; também por numerais, advérbios e artigos.
Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz.

Explicação: O termo isso retoma o predicado são fanáticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro; aquele , o termo André; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time – são anafóricos.

A remissão catafórica (para a frente) realiza-se preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais. Exemplos:
Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.

Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor – são catafóricos.
Articuladores
No estudo da coesão, nomeiam-se as palavras que ligam idéias de articuladores. Também conhecidos como conjunções, nexos ou conectivos, os articuladores possibilitam estabelecer uma relação de sentido entre as idéias. Leia os exemplos: a) Paulo não jogou bem. Ele estava cansado.b) Joana estudou muito. Ela não passou de série.c) Chuva amanhã. Passeio cancelado.

a) Paulo não jogou bem porque estava cansado.(relação de explicação/ ) b)Joana estudou muito, mas não passou de série. (relação de oposição/ )c) Se houver chuva amanhã, o passeio será cancelado. (relação de condição)

Os articuladores apresentam dez (10) possibilidades de . Abaixo verifique o quadro que contempla todos esses sentidos, bem como alguns exemplos de articuladores.

ADIÇÃO: e, também, ainda, não só...mas também, além disso.

OPOSIÇÃO / CONCESSÃO: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, embora, apesar de, mesmo que etc.
EXPLICAÇÃO / CAUSALIDADE: porque, pois, visto que, uma vez que, já que etc.
COMPARAÇÃO: tal qual, mais que, menos que, como etc.
CONDIÇÃO: se, caso, desde que, quando etc.

ALTERNÂNCIA OU DISJUNÇÃO: ou...ou, ora...ora, seja...seja, quer...quer etc.
TEMPORALIDADE/ PROPORCIONALIDADE: no momento em que, à medida que, mal, quando, enquanto, quanto mais...mais, à proporção que etc.
FINALIDADE: a fim de, com o objetivo de, para etc.
CONFORMIDADE: segundo, conforme, de acordo com, como etc.
CONCLUSÃO: portanto, assim, logo, etc.
A coerência textual
Ao organizar as ideias é imperioso que as ideias não se contradigam. Um pressuposto deve estar relacionado com o pressuposto seguinte formando uma cadeia em que haja harmonia. O fragmento abaixo explica a coerência.
A sociedade secreta grega


As colônias gregas ao longo dos mares Negro e Mediterrâneo eram ponto de contato entre amigos de conhecimento, como o Egito, a Babilônia e a Magna Grécia. Foi em uma dessas colônias, Samos, que nasceu um personagem genial – meio místico, meio mágico -, cujo lema era "tudo é número". Pitágoras , pois é dele que estamos falando, viveu entre 580 e 500 a.C. aproximadamente. Viajou muito, pode ter conhecido até a Índia. Em Crotona, na costa do sudeste do que hoje é a Itália fundou uma sociedade secreta cuja base era o estudo da matemática e da filosofia

A escola Pitágoras tinha um código de conduta rígido, acreditava na transmigração das almas e, portanto que não se devia matar ou comer animal porque ele poderia ser a moradia de um amigo morto. Também não se podiam comer lentilhas ou alimentos que causassem gases. Os pitagóricos imaginavam que os números ímpares tinham atributos masculinos e os pares eram femininos. O número 1, diziam, é o gerador dos outros números e o número da razão.
Galileu Especial, nº 1, abr. 2003
Haveria coerência se afirmasse que :
As colônias gregas ao longo do Oceano Pacífico eram pontos de contato entre centros antigos de conhecimento, como os Estados Unidos e o Brasil...

Não haveria coerência pois:
As colônias gregas não se situavam ao longo do Pacífico e sim do mar Mediterrâneo.
Estados Unidos e o Brasil não eram centros antigos de conhecimento.
Coerência argumentativa
Apresentação de dados, opiniões e exemplos, a fim de defender uma tese ou questionar determinado assunto. A tese deve ser defendida com apresentação de argumentos numa seqüência lógica, com início - apresentação da idéia; desenvolvimento - argumentos que sustentam as idéias (tese); conclusão deve ser uma decorrência lógica da argumentação.
Coerência narrativa:
a base está na decorrência lógica das ações e da relação entre a ação e a personagem que a executa. As ações devem estar relacionadas a suas personagens apresentando, sem contradição para não tornar a narrativa inverossímil
Coerência descritiva
enfatizam-se elementos que caracterizam as personagens, o ambiente e os objetos.
Diferenças entre coesão e coerência
Quanto ao plano:
Coesão: plano gramatical e nível frasal.
Coerência: plano cognitivo: inteligibilidade do texto.

Quanto à relação:
Coesão: relação sintática entre os termos enunciado.
Coerência: relação de conteúdo entre as palavras e frases.

Quanto a localização:
Coesão: encontra-se na superfície do texto: conexão sequencial.
Coerência : localiza-se na subjacência do texto: conexão conceitual

Quanto à abrangência:
Coesão: relaciona-se com a microestrutura.
Coerência: relaciona-se com a macroestrutura

Quanto aos componentes:
Coesão: trabalha com os componentes do texto; está na adjacência dos termos.
Coerência: trabalha com o global; está no conteúdo do texto.
NÃO DEIXE O AMOR PASSAR Carlos Drummond de Andrade
Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.


Melhor uma criança empé na escola do que sentada na calçada. Sobretudo quando a professora exala sua dignidade e amor pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário